Telefone: +55 11 2766.7707

E-mail: contato@axondata.com.br

Conteúdo

SOMMA: Do nome ao logotipo

SOMMA: Do nome ao logotipo

SOMMA é o nome da plataforma de IA e Big Data da AXONDATA, que tem como missão tornar o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial e Big Data rápido e escalável, contribuindo significativamente com o propósito da companhia de democratizar a área. Ela nasceu junto com a empresa, em 2017, e foi concebida com as propriedades gerais de uma plataforma analítica que falamos no post (Plataformas de Big Data Analytics: Um passo importante para a emocratização da área).


A palavra soma pode ter vários significados, mas os principais deles são a operação matemática de adicionar números, e o corpo, ou núcleo, do neurônio, como explicamos no nosso post anterior (AXONDATA = AXON + DATA). O corpo do neurônio, ou seja, o soma, é responsável por receber os estímulos de entrada ponderados pelos pesos sinápticos, integrá-los (somá-los) e aplicar uma função que determinará se o neurônio será ativado ou não. Ao final de todo esse processo, o soma conduz o resultado para o axônio, que o propaga para os demais neurônios da rede. Dessa forma, o soma se posiciona como a parte do neurônio com maior responsabilidade na captura, processamento e envio de informação por todo o sistema nervoso.


Para a AXONDATA, a plataforma analítica SOMMA tem exatamente esse papel central na captura e processamento de informação, para a entrega de uma tomada de decisão efetiva às aplicações das quais faz parte. Seu nome é uma variação do nome do corpo neuronal, mas o significado e a origem são as mesmas. A SOMMA precede e complementa a AXON, da mesma forma com que o soma precede o axônio do neurônio.


A SOMMA nasceu com esse logo aqui, que representa uma entidade capaz de receber dados, processá-los e devolver conhecimento. A caixa é o receptor, os objetos verdes são os dados de entrada e os objetos azuis os dados processados de saída. Atualmente, na versão beta da SOMMA, surgiu a necessidade de re-estilizar o logo e trouxemos essa proposta aqui: . Como todo logo que se preze, ele é cheio de significado, mesmo que isso não seja óbvio para a maioria das pessoas. Então vamos lá, falar um pouco sobre o novo logo da SOMMA.


O triângulo é um símbolo geométrico muito comum, mas também bastante místico, enigmático e carregado de simbolismo. Há lugares misteriosos, como o Triângulo das Bermudas, construções incríveis, como as Pirâmides do Egito, que são elementos sólidos com triângulos em todas as suas faces superiores, e a Santíssima Trindade, com Deus Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo, para os cristãos. Sua formação baseada em três segmentos também faz alusão à tríade início, meio e fim. Em todos esses significados notamos que o triângulo é um símbolo da soma, ou seja, dois elementos complementares são necessários para dar origem a um terceiro, da mesma forma que a combinação entre a genética e o ambiente levam à evolução, e os dados mais a análise levam à uma tomada de decisão mais efetiva.


Quando falamos da tríade "início, meio e fim", assim é a SOMMA, uma plataforma que propõe integrar tudo que é necessário para o desenvolvimento de uma aplicação analítica: captura de dados, preparação, análise, aprendizagem de máquina automatizada e deploy da solução no cliente. Quando falamos da evolução tecnológica, assim é a SOMMA, uma plataforma que se propõe a ser a evolução da IA e do Data Analytics, democratizando o acesso à área.