Telefone: +55 11 2766.7707

E-mail: contato@axondata.com.br

Conteúdo

AXONDATA = AXON + DATA

AXONDATA = AXON + DATA

A AXONDATA surgiu da visão e do interesse de dois engenheiros de computação em democratizar a Inteligência Artificial e o Big Data. Um deles com 25 anos de atuação técnico-científica em Inteligência Artificial e duas start-ups anteriores na bagagem, e o outro com 15 anos de experiência e tendo passado por projetos que contribuíram para o desenvolvimento de soluções de IA para os grandes eventos (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016).


Com muitos anos de experiência acadêmica estudando e desenvolvendo algoritmos de IA para resolver problemas diversos, os dois começaram a observar a tendência e necessidade de comoditização da área em um mundo cada vez mais tecnológico. O propósito de democratizar essa tecnologia se firmou e começaram a surgir ideias sobre como tornar tais soluções disponíveis de forma mais ágil e escalável para o mercado. A ferramenta mais poderosa para isso se desdobrou em uma plataforma, batizada de SOMMA, que será tema de outra matéria.


O nome AXONDATA vem da junção de duas palavras cheias de significado: AXON e DATA. A natureza é rica em fenômenos, sistemas, processos e organismos capazes de resolver problemas de vários tipos. Por exemplo, as formigas são capazes de encontrar o caminho mínimo entre a fonte de alimentos e o ninho (equivalente a vários problemas da cadeia logística), e os sistemas imunológicos protegem nossos organismos contra agentes causadores de doenças (equivalente a proteção de sistemas contra-ataques invasores). Além desses, existem muitos outros exemplos de fenômenos naturais que podem ser abstraídos para o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas complexos nossos.


A mais poderosa “ferramenta” de solução de problemas na natureza, entretanto, é o cérebro humano. Sua capacidade de armazenagem e processamento paralelo e distribuído de informação é incomparável. O cérebro é capaz de criar, inovar, aprender, se regenerar e se superar, tudo isso quase sem limites. E o elemento central do cérebro é o neurônio, uma célula com características muito específicas e que armazena e processa informações permitindo nossa aprendizagem e tomada de decisão. O neurônio, por sua vez, é composto por quatro partes principais: os 1) dendritos, que são as ramificações da célula que recebem estímulos de outros neurônios; o 2) corpo celular, também chamado soma, que integra todos os sinais (estímulos) recebidos pelo neurônio; o 3) axônio, que é a ramificação única de saída do neurônio; e as 4) sinapses, que são as pequeninas fendas existentes entre neurônios e que são moduladas pelos estímulos levando à aprendizagem.


O fluxo de informação dentro de um neurônio segue uma lógica relativamente simples. Os sinais externos passam de um neurônio a outro pelas sinapses, que exerce uma certa influência (peso) nesses sinais. Eles então são recebidos pelos dendritos e transportados até o corpo do neurônio, que integra (soma) todos esses sinais ponderados pelas sinapses. A partir disso o neurônio pode ou não disparar um sinal de saída, que é propagado para outros neurônios ou órgãos através do axônio. Dessa forma, o axônio tem um papel central de transportador dos sinais que permitirão a nossa tomada de decisão. Portanto, a primeira parte do nome AXONDATA, o AXON, se refere exatamente àquela parte do neurônio que transmite a tomada de decisão para a célula seguinte ou algum órgão dos sentidos, por exemplo, visão, fala ou movimentos.


A segunda parte do nome da empresa, o DATA, faz referência aos dados propriamente ditos e todos sabemos que eles são a matéria prima, o combustível, da nova economia. O sucesso dos negócios nos dias de hoje e naqueles que virão depende, cada vez mais, dos dados disponíveis para as tomadas de decisão nos negócios e da capacidade das empresas de utilizarem de forma efetiva esses dados. Assim, a AXONDATA se propõe a usar dados para gerar inteligência na tomada de decisão de seus parceiros e clientes, e ela entrega esse valor de diversas formas, incluindo uma plataforma de IA e Big Data e o desenvolvimento de projetos customizados