Telefone: +55 11 2766.7707

E-mail: contato@axondata.com.br

Insights e Notícias

A Parceria AXONDATA e Intel

A Parceria AXONDATA e Intel

Hoje iremos apresentar a vocês a parceria AXONDATA e Intel. A partir de uma entrevista coordenada pela NOV Filmes com um dos nossos co-fundadores, Rodrigo Pasti, iremos explorar os benefícios e os programas desta relação que desenvolvemos com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.


1 - A AXONDATA foi considerada um Centro de Excelência em IA pela Intel. Como nasceu esta parceria?


R - A Intel chegou até nós devido ao Laboratório de Computação Natural e Aprendizagem de Máquina (LCoN) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que, ao longo de 11 anos, produziu muita pesquisa básica e aplicada em IA, e cujo líder é o Leandro de Castro, nosso co-fundador. Inicialmente, o laboratório ganhou o título de Centro de Excelência pela Intel. Mais tarde, a Intel, ao saber da AXONDATA, resolveu expandir o modelo e nos concedeu uma parceria também no formato Centro de Excelência em IA, mas agora com o viés de mercado, e cujo objetivo essencialmente foi o de criar soluções e provas de conceito para seus clientes. Vale destacar que apenas duas startups no Brasil eram Centros de Excelência da Intel. Atualmente fazemos parte do programa AI Builders da Intel. 


2 - Qual potencial a Intel enxergou na AXONDATA?


R - Foi principalmente o nosso expertise acumulado em anos de pesquisa básica e aplicada em IA e Big Data Analytics, com diversos projetos realizados para os setores produtivos da economia. Ao longo da parceria, a própria Intel destacou também a seriedade e honestidade com que a AXONDATA atuava nos projetos, o que pra nós é uma grande satisfação e representa o mérito de toda a equipe. 


3 - Como funciona o programa AI Builders da Intel?


R - O programa AI Builders da Intel representa fornecedores de soluções em IA que possuem o selo Intel. É um tipo de parceria comercial tendo a AXONDATA e a SOMMA divulgados diretamente no site deles (links abaixo)¹, assim como abre possibilidades para executar projetos em conjunto com clientes e parceiros da Intel. Para obter esse selo realizamos uma série de experimentos com algoritmos de IA utilizando hardware e software de ponta, e mostramos como os algoritmos podem se beneficiar dessa infraestrutura.


4 - Quais benefícios a AXON e a Intel tiveram a partir dessa parceria?


R - Com certeza houve um ganho mútuo e para todas as empresas envolvidas. Realizamos diversos projetos, workshops e treinamentos em IA para clientes e parceiros da Intel. Levamos o valor da IA para todos. Para a AXON especificamente, trouxe maior proximidade com o mercado, domínio de novas tecnologias, e a possibilidade de ter em mãos servidores e dispositivos para teste. Em um dos casos, fomos os primeiros no Brasil a ter acesso à um processador recém lançado pela Intel. 


5 - Qual impacto desses programas no atual cenário da IA no Brasil e no mundo?


R - As gigantes da computação como Intel, NVIDIA, Google, Facebook e Microsoft atualmente possuem grande parte de seus esforços voltados à IA. E possuem algum tipo de programa de apoio à pesquisas científicas e startups, o que naturalmente gera e impulsiona um amplo ecossistema de inovação e transformação digital por meio da IA.


 


¹https://builders.intel.com/ai

 https://builders.intel.com/advanced-search?igq=axondata&page=1