Telefone: +55 11 2766.7707

E-mail: contato@axondata.com.br

Conteúdo

A AXONDATA anuncia Welter Benicio como novo CEO

A AXONDATA anuncia Welter Benicio como novo CEO

A AXONDATA anuncia Welter Benicio como novo CEO. Veja a entrevista na íntegra e saiba o que esperar da empresa daqui em diante. A AXONDATA irá aliar os seus conhecimentos técnicos com a experiência de mercado e a excelência em gestão de Welter Benicio.


Conte um pouco da sua trajetória profissional e sua relação com IA.


R – Sou engenheiro eletricista de formação, com especialização em engenharia de Petróleo. Trabalhei por 11 anos na Petrobras. Em 98, iniciei carreira na indústria de bens de capital, inicialmente na Asea Brown Boveri, depois na Vetco Gray, General Electric e Siemens. Neste período, ocupei posições de diretor de unidade de negócios, COO e CEO. Em 2015, fundei a consultoria Solvia, cuja missão é recuperar negócios e da qual sou sócio e conselheiro, e foi ajudando empresas que acabei me tornando um apaixonado pela IA. À medida que os projetos iam surgindo, a necessidade de obter, tratar e analisar dados, fazer previsões, classificações, entre outros, ia crescendo. Como sempre gostei de matemática (e física), aproveitei um mestrado em economia para estudar Machine Learning. Conheci a AXONDATA quando buscava parceiro de IA para complementar o portfólio da Solvia. 


Qual a sua opinião sobre Inteligência Artificial na nossa sociedade atualmente. 


R – Num mundo exponencial, onde a aceleração das transformações também aumenta, a geração de dados é o exemplo mais representativo. Sem a IA, viabilizada pela crescente capacidade computacional, estaríamos patinando em muitas áreas do conhecimento e tomando decisões baseadas em análises precárias. Como espécie, somos muito criativos, mas nossa capacidade de enxergar regularidades, padrões e correlações na complexidade é limitada, sem falar nos nossos vieses cognitivos que nos distancia da racionalidade. A IA, que ainda está na infância, faz esse trabalho por nós: extrair conhecimentos de dados aparentemente desconexos. Isto se aplica em todas as áreas do conhecimento, atividades e desafios da humanidade. Não há limites para a IA, que transformará o planeta de uma maneira jamais vista. Ao mesmo tempo que isto me fascina, me faz lembrar que IA e ética devem sempre andar juntas.


Como você conheceu a AXONDATA?  Qual diferencial você enxerga na AXON e na SOMMA?


R – Acabei já respondendo como conheci a AXONDATA. O que mais me impressionou ali foi a proposta ampla e ambiciosa, a seriedade e o conhecimento de seus fundadores, a proximidade da empresa com a pesquisa e, mais importante, o fato dos caras terem construído a primeira plataforma de inteligência artificial da América Latina, a SOMMA. Nela, o que me impressionou foi a facilidade de uso, a flexibilidade para ser usada em qualquer desafio, em qualquer área e, obviamente, a escalabilidade. A maioria das plataformas de IA existentes no mercado possui foco em aplicações e verticais específicos. Nossa proposta é diferente: planejamos ser uma “fábrica de motores”, para qualquer necessidade e aplicação. Podemos construir a aplicação e colocar para rodar para o cliente ou ensiná-lo a construir suas aplicações. Nesse mês lançaremos o Programa de Capacitação em Ciência de Dados com a SOMMA (PCCD-SOMMA) 100% à distância. Ao completar o programa, gratuito para quem contrata a AXONDATA, o cliente estará apto a usar a SOMMA como desejar.


De que maneira uma solução de IA pode ajudar pequenas e médias empresas?


R – O objetivo final da IA é trazer conveniência, ou seja, é elevar a experiência do cliente reduzindo os custos. O cliente não paga para a empresa realizar tarefas internas. O que ele quer é encontrar, contratar, receber, usar o que busca e ter suporte quando necessitar da maneira mais conveniente possível e ao menor custo. Atingir um patamar de excelência desses sem a IA é impossível. Através dela, pode-se automatizar processos, entender o que cliente pensa e quer, fazer recomendações inteligentes, analisar risco nas transações, facilitar a compra (quem gosta de burocracia?), tornar a entrega mais rápida e assertiva, reduzir custos com manutenção, entre outros.   


Com a sua gestão que futuro podemos esperar para a AXONDATA?


R – Nossa meta é ser a “fábrica de motores” para qualquer negócio, de qualquer segmento. Com a SOMMA, podemos fazer isto rápido e ao menor custo. E mais, o cliente que comprar solução baseada na SOMMA terá à sua disposição, sem custo adicional, outras soluções já desenvolvidas, testadas e que não forem protegidas por contrato de confidencialidade e exclusividade. Nosso diferencial está na qualidade do serviço associado à solução vendida, no uso de plataforma própria, intuitiva, e no fato de que temos um programa de treinamento único, que pode dar a liberdade ao cliente para construir, ele mesmo, suas soluções com a SOMMA.